O pectus excavatum é um defeito comum da parede torácica onde o esterno (parte central do tórax) é deprimido posteriormente.
▫️Possíveis sintomas: desconforto na parede torácica por causa da postura ou em alguma posição específica, intolerância a exercícios e taquicardia.
Em alguns casos não há sintomas presentes e a deformidade é puramente estética, já, em outros casos mais graves pode ocorrer alterações cardiopulmonares incapacitantes, como compressão cardíaca lateral e déficits pulmonares restritivos. Sendo, as vezes, necessária a intervenção cirúrgica.
◽️A fisioterapia irá atuar na melhora da funcionalidade e mecânica torácica, bem como na melhora da capacidade cardiorrespiratória do paciente. A melhora e adaptação postural será uma consequência do tratamento. Uma intervenção de qualidade pode evitar um procedimento cirúrgico.
◾️A terapia manual, como o Método Busquet, estaá entre as opções de tratamento fisioterapêutico.
🔸Quanto mais cedo inicia-se o tratamento melhores e mais eficientes os resultados.
📚Irfaan Abid et al. Pectus Excavatum: A Review of Diagnosis and Current Treatment Options. J Am Osteopath Assoc. 2017. #metodobusquet#pectusexcavatum#fisioterapia#postura#qualdiadedevida#pneumologia#torax

Comments